domingo, 30 de março de 2008

Tocha olímpica é acesa diante de protestos pró-tibetanos

25/03/2008
09:26


Como já era de se esperar, manifestantes pró-Tibete não deixaram a cerimônia de acendimento da tocha olímpica dos Jogos de Pequim passar em branco. Ontem de manhã, um grupo tentou interromper o evento, realizado no antigo estádio da cidade de Olímpia, na Grécia, para protestar contra a repressão da polícia da China no Tibete, província do país desde 1950.
Pouco antes de a tocha olímpica ser acesa, três pessoas contrárias à realização do evento esportivo conseguiram romper o bloqueio policial e colocaram um cartaz que pedia o boicote à Olimpíada, durante o discurso do presidente do comitê organizador dos Jogos, Lui Qi, em frente a centenas de autoridades. Reivindicando respeito aos direitos humanos na China, o grupo Repórteres Sem Fronteiras (RSF) assumiu a autoria do protesto.

Anéis de algemas

Um dos manifestantes, o secretário-geral da organização, Robert Ménard, conseguiu se aproximar de Liu Qi carregando uma bandeira preta que mostrava os cinco anéis olímpicos em forma de algemas, uma maneira de aludir ao que consideram falta de liberdade na China. No entanto, o ativista foi retirado do local sem conseguir chegar ao presidente do comitê.
A polícia interveio e deteve os manifestantes. Mais de mil policiais foram destacados para a segurança do local. As câmeras de televisão cortaram as imagens da invasão.
– Não podemos deixar o governo chinês aproveitar a chama olímpica, um símbolo de paz, sem condenar os dramáticos direitos humanos no país – declarou o RSF em comunicado na versão francesa de sua página na Internet.
Liu se manteve calmo e ignorou as manifestações:.
– A chama olímpica vai radiar luz, felicidade, paz, amizade, esperança e sonhos para o povo da China e de todo o mundo.
Também houve protestos nos primeiros metros do revezamento da tocha, com vários manifestantes tentando segurar os corredores. Outras pessoas vestiam camisas "Tibet Livre" e uma grande faixa foi estendida entre dois prédios em uma das principais ruas de Olímpia.
A polícia informou que outros 25 manifestantes tentaram seguir para o protesto na cidade onde a cerimônia aconteceu, mas foram detidos pela polícia após pequenos enfrentamentos.

Nenhum comentário: