domingo, 30 de março de 2008

Alemanha apela por negociação direta entre Pequim e Dalai Lama




Chefe de governo alemã manifestou preocupação com violência no Tibete e apelou ao diálogo entre Pequim e o Dalai Lama. A solução duradoura para o Tibete só pode ser encontrada no diálogo direto e pacífico, disse Merkel.


"Uma solução duradoura para a questão do Tibete só pode ser encontrada através de um diálogo pacífico e direto entre o governo chinês e o Dalai Lama", disse a chanceler federal Angela Merkel em nota divulgada neste sábado (15/03) pelo porta-voz do governo alemão, Ulrich Wilhelm.
Merkel considerou "importante que os manifestantes, assim como a polícia, sejam chamados à moderação e que os direitos individuais sejam respeitados". A Alemanha continuará se engajando pela autonomia religiosa e cultural para o Tibete, mas é igualmente a favor da política de "uma só China, que rejeita qualquer objetivo separatista", prossegue a nota divulgada em Berlim.

"A violência, independentemente de que lado vem, não conduzirá a soluções para os problemas", anunciou a chanceler federal alemã, que mantém laços estreitos com o Dalai Lama. Ela apelou para que tanto manifestantes como forças de segurança chinesas demonstrem moderação e que respeitem os direitos individuais.

O Dalai Lama, líder espiritual tibetano e visto como um separatista pelo governo chinês, havia sido recebido por Merkel em 2007, o que causou um esfriamento temporário nas relações de Pequim com Berlim.

Nenhum comentário: