domingo, 30 de março de 2008

Protestos contra a China continuam na Grécia após cerimônia da tocha

24/03/2008
12:08

Folha online

Os protestos contra a repressão do governo chinês na província do Tibete continuaram na cidade de Olímpia (Grécia) após a cerimônia de acendimento da tocha olímpica, nesta segunda-feira.
Após a cerimônia, manifestantes penduraram uma bandeira em um dos prédios na principal rua de Olímpia e atrapalharam o carregamento da tocha ao bloquear brevemente o comboio de carros. Muitos utilizaram camisetas com a inscrição "Free Tibet" ("Tibete livre").
Na cerimônia de abertura, na manhã desta segunda, membros da organização Repórteres Sem Fronteiras foram detidos. Um deles mostrou uma bandeira estilizando os anéis olímpicos como algemas enquanto Liu Qi, president do Bocog (comitê organizador chinês) e membro do gabinete político do partido comunista, fazia seu discurso.
Cerca de 20 pessoas tentaram se aproximar da cerimônia, mas foram impedidas pela polícia. Uma mulher de origem tibetana se pintou de vermelho e deitou no chão, em frente ao grego Alexandros Nikolaidis, medalha de prata no taekwondo dos Jogos de Atenas-2004, que carregava a tocha. Outras pessoas protestavam gritando "free Tibet".
O porta voz do governo da Grécia Evangelos Antonaros disse à agência de notícias Reuters que "o governo condena qualquer tentativa de interferência no tradicional revezamento da tocha, especialmente com ações que não condizem com o espírito olímpico".
O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, comentou em entrevista à agência Associated Press que busca uma "diplomacia silenciosa" na questão da China com o Tibete e em outros assuntos relacionados a direitos humanos.
"Discutimos esses assuntos diariamente com as autoridades chinesas, enquanto respeitamos a soberania da China nestas questões", declarou Rogge.
O dirigente ainda falou que não há planos de mudança na rota do revezamento da tocha, que irá passar pelo Tibete, mas não descartou a hipótese. "Ninguém pode prever o futuro", disse.
Rogge também comentou que os atletas não serão impedidos de se manifestar politicamente --desde que isso não aconteça nos locais de disputa dos Jogos ou na Vila Olímpica.
"Fora dos locais, os atletas são livres para fazer o que quiserem. Fui assegurado pelas autoridades chinesas de que eles respeitarão a liberdade de expressão dos atletas, que deverão respeitar as leis do país", disse Rogge, perguntado se os esportistas poderiam andar com uma camiseta apoiando a causa tibetana.

Nenhum comentário: