domingo, 30 de março de 2008

'O boicote não será uma solução', afirma Rogge sobre o Tibet

17/03/2008
20:38:09

Port of Spain (Trinidad & Tobago) - Apesar dos recentes protestos contra a repressão chinesa no Tibet, não houve nenhum pedido oficial de boicote por parte dos países que participarão das Olimpíadas de Pequim, neste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.
'Não houve qualquer pedido por um boicote, nem vindo dos governos, e nós ficamos bem animados com a posição da União Européia e dos principais governos do mundo que disseram quase unanimemente que um boicote não será uma solução', disse Rogge em Trinidad & Tobago, uma de suas paradas pela região do Caribe, onde realiza uma excursão pelo COI.
Em reação ao silêncio dos países participantes em relação ao problema da invasão chinea no Tibet, manifestantes pró-independência vão organizar um protesto em frente à sede do COI na Suíça na terça-feira, pedindo que a instituição impeça que a tocha olímpica passe pela região, revelou o porta-voz do Comitê Olímpico tibetano, Kelsang Gope.
'Nós estamos em contato com a organização dos Jogos de Pequim diariamente. Todos os dias nós entramos em contato com eles mas o Comitê Olímpico Internacional tem que lidar com esporte, e não com política', concluiu Rogge.

Nenhum comentário: